Magistratura: Juízes elegem representantes - TVI

Magistratura: Juízes elegem representantes

  • Portugal Diário
  • 1 mar 2007, 08:53

Os conselheiros Vasques Diniz e Ferreira Girão encabeçam as duas listas concorrentes às eleições

Os conselheiros Vasques Diniz e Ferreira Girão encabeçam as duas listas (A e B) concorrentes às eleições desta quinta-feira para eleger sete dos vogais do Conselho Superior da Magistratura (CSM), escreve a Lusa.

«Honrar os valores para um caminhar inteiro» e «promover a excelência, garantir o prestígio e proteger a independência» são, respectivamente, os lemas destes dois candidatos à vice-presidência do CSM, que é o órgão de gestão, administração e disciplina dos juízes.

Vasques Diniz, da Lista A, propõe que o CSM seja «um espaço aberto aos magistrados e à comunidade». Ferreira Girão, por seu lado, apresenta como primeira motivação da Lista B fazer com que «os juízes recuperem o orgulho de o serem». Em declarações à agência Lusa, Ferreira Girão realçou a importância desse objectivo, considerando que os juízes foram «atacados pelo poder político», designadamente pelo Governo, a propósito da questão das férias judiciais.

Por seu lado, o juiz conselheiro Vasques Diniz tem como principal propósito «criar um clima de confiança por parte dos juízes e dos cidadãos no CSM», de forma a «tornar mais visível a actividade deste órgão».

«Pretendo estabelecer canais de ligação com os órgãos de comunicação so cial, de maneira a haver uma informação mais fiel da actividade judicial e evitar distorções na opinião pública», declarou Vasques Diniz à Lusa.

Segundo o candidato da Lista A, uma das funções do CSM é «recolher informações junto dos juízes para depois as fornecer aos cidadãos, para que haja uma melhor compreensão da actividade dos tribunais».
Continue a ler esta notícia