Nuclear: ex-ministro defende opção - TVI

Nuclear: ex-ministro defende opção

central nuclear

Mira Amaral considera esta a única forma de ter uma base energética estável

O ex-ministro da Indústria e Energia de Cavaco Silva defende o recurso ao nuclear, a par da utilização de outros tipos de energia, informa a Lusa.

«Com as energias renováveis havia quem julgasse que resolvia o problema, mas nunca com elas conseguimos ter uma base energética estável», declarou. Para Mira Amaral, as declarações de Vítor Constâncio são «correctas e só pecam por tardias».

«Há três anos que tenho dito isto. Fui até um dos organizadores de um debate sobre o tema. Todas as energias alternativas têm de ser bem-vindas, incluindo o nuclear», afirmou o especialista em questões energéticas.

Constâncio quer opção nuclear em cima da mesa

Nuclear: Quercus contra Constâncio

«Os carros eléctricos põem um problema. Quem é que lhes fornece a energia?», questionou, acrescentando que «não se pode avançar para o TGV» sem uma forma de «energia estruturante», dado que este comboio irá requerer muito maior consumo energético.

Mira Amaral disse ainda acreditar que muitos dos que se mostravam cépticos relativamente ao nuclear há uns anos atrás vão começar a defender esta opção: «Há muito bom ambientalista que ainda iremos vê-lo a defender esta opção».

Portugal deve estudar opções pela energia nuclear?
Continue a ler esta notícia