Banco de Portugal ainda está a analisar 60 operações do BCP (vídeo) - TVI

Banco de Portugal ainda está a analisar 60 operações do BCP (vídeo)

  • Sónia Peres Pinto
  • 18 jan 2008, 16:58

Banco tem de enviar lista de concessão de crédito a familiares

O Banco de Portugal (BdP) está a analisar seis dezenas de operações do BCP, garantiu esta sexta-feira, o governador do órgão regulador, Vítor Constâncio, durante a sua intervenção na Assembleia de República, que se está a realizar esta tarde.

Constâncio voltou a lembrar que a lei permite a concessão de crédito a familiares muito próximos. No entanto, caso isso aconteça, os bancos, desde 2004, têm a obrigação de emitir uma lista completa das pessoas ou de empresas pertencentes a alguém chegado aos órgãos de administração.

Na sequência desta norma, o BdP avançou com uma contra-ordenação pelo facto de «o BCP não ter cumprido com o dever de informação», acrescentando, no entanto, «não posso citar nomes ou pormenores».

Constâncio referiu ainda que, neste momento, está a analisar essas operações «para ver se é necessário a abertura de eventuais processos».

Recorde-se que o dirigente do BdP está esta sexta-feira a prestar explicações aos deputados da Assembleia da República sobre o caso de alegadas ilegalidades no BCP, sobre as quais sempre disse nada saber.

Isto no dia em que o jornal «Público» divulga cartas oficiais trocadas entre a administração do banco privado e o governador.

Veja a declaração de Vítor Constâncio na íntegra em vídeo
Continue a ler esta notícia