Reforma consular pode ir a Conselho de Ministros - TVI

Reforma consular pode ir a Conselho de Ministros

  • Portugal Diário
  • 15 mar 2007, 08:51

Proposta do Governo prevê o encerramento de 17 consulados em oito países

A proposta de reestruturação consular do governo já se encontra pronta para ir a Conselho de Ministros, podendo ser aprovada na reunião desta quinta-feira, disse fonte do executivo à Agência Lusa.

A mesma fonte ressalvou, no entanto, que dada a vasta agenda para a reunião de hoje, a proposta de reestruturação consular poderá ser aprovada apenas no Conselho de Ministros da próxima semana.

Apresentada em Dezembro de 2006, a proposta do governo prevê o encerramento de 17 consulados em oito países, seis dos quais em França e motivou manifestações, vigílias e abaixo-assinados e recados do Presidente da República, de ministros franceses e do presidente da Comissão Europeia.

Segundo a proposta, deverão ser extintos os consulados em Sevilha, Bilbau e Vigo (Espanha), Toulouse, Lille, Orléans, Tours, Versalhes e Nogent (França), Roterdão (Holanda), Milão (Itália), Nova Iorque, Nova Bedford e Providence (Estados Unidos), Hamilton (Bermudas), Santos (Brasil) e Durban (África do Sul).

O executivo prevê ainda transformar seis consulados em vice-consulados e um em escritório consular.

A nova reestruturação consular prevê igualmente a criação de uma secção consular na embaixada de Haia e de 10 consulados honorários.
Continue a ler esta notícia