Hospital nega ter adiado consulta 18 meses - TVI

Hospital nega ter adiado consulta 18 meses

  • Portugal Diário
  • 26 jul 2007, 22:28

Beja: instituição alega que não houve pedido do utente

O Hospital de Beja rejeitou esta quinta-feira a acusação da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) de adiar durante 18 meses a marcação de uma consulta de cirurgia vascular, esclarecendo que «apenas recusou marcar uma consulta de varizes por indisponibilidade», noticia a Lusa.

«O hospital de Beja não pode ser acusado de ter adiado a marcação de uma consulta de cirurgia vascular, que nunca foi pedida», disse Rui Sousa Santos, presidente da administração do Centro Hospitalar do Baixo Alentejo (CHBA).

Ao contrário do que foi revelado, esclareceu Rui Sousa Santos, no caso daquele utente, o hospital «nunca recebeu um pedido para consulta da especialidade de cirurgia vascular».

Ao invés disso, precisou, entre Agosto de 2004 e Setembro de 2006, a unidade recebeu do Centro de Saúde de Beja «três pedidos para a marcação de uma consulta de varizes (da especialidade de patologia venosa)», que foram recusados.

A recusa deveu-se ao facto de «não haver disponibilidade para marcar uma consulta de varizes nos 90 dias seguintes», o prazo limite definido por lei.

«É ridículo»

Durante dois anos, o Centro de Saúde, sem qualquer «reobservação do doente», enviou «exactamente o mesmo fax, assinado pela mesma médica e com o mesmo pedido de consulta de varizes para o mesmo hospital», disse o presidente da administração do CHBA.

Nas três vezes, o hospital «devolveu os pedidos de consulta ao Centro de Saúde», informando-o da indisponibilidade para atender o utente, acrescentou.

«Como é óbvio, quem recebeu as devoluções no Centro de Saúde de Beja deveria ter informado o utente e encaminhado o pedido de consulta para outro hospital, mas não o fez». Tal procedimento é «ridículo».

«Até agora, ainda não fui consultado»

Contactado pelos jornalistas, o utente afectado, Fernando Pestana, de 77 anos, utente de um lar de Beja, considera «incrível» estar «há tanto tempo» à espera de uma consulta para «tratar uma veia entupida na perna».

O utente disse ainda ter enviado «várias queixas» a diversas entidades sobre os atrasos na marcação da consulta, algumas das quais terão sido reencaminhadas para a ERS.

«Mas, até agora, ainda não fui consultado», lamentou Fernando Pestana.
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