Preso foragido provoca onda de assaltos - TVI

Preso foragido provoca onda de assaltos

  • Portugal Diário
  • 3 out 2007, 19:00

Porto: jovem de 25 anos praticou cinco crimes em pouco mais de uma semana

Um criminoso condenado foi novamente detido, esta terça-feira, por ser suspeito de praticar cinco assaltos em pouco mais de uma semana, na zona do Porto e Matosinhos. O jovem de 25 anos roubou por esticão três mulheres e um homem pelo método de carjacking. A PSP suspeita que o número de crimes já praticados seja «exponencialmente» maior.

Segundo a PSP, o detido era já um «velho conhecido» desta força de segurança e andava em fuga há mais de seis meses. Sobre o mesmo pendia um mandato de captura. O assaltante foi condenado em 2002 por também por crimes de roubo. Depois de ter sido permitida uma saída precária nunca mais regressou ao estabelecimento prisional.

Na última semana, o jovem terá praticado cinco crimes de roubo. Três dos quais a mulheres que se encontravam em paragens de autocarros e que roubou pelo método de esticão. O suspeito deslocava-se a pé e com um esticão «levava as malas» das vítimas.

Um outro assalto pelo método de carjacking obrigou um homem a deslocar-se a uma caixa Multibanco. «O detido entrou na viatura e forçou a vítima a acompanha-lo a uma caixa ATM para efectuar um levantamento de dinheiro», contou fonte da PSP. No entanto, não foi possível retirar o dinheiro. O suspeito acabou por roubar o telemóvel e a carteira do condutor, abandonando-o na via pública e fugindo na viatura.

O homem assaltou também uma outra condutora. Desta vez, o suspeito não levou o carro, mas apropriou-se dos bens da vítima. Nenhuma das vítimas teve danos físicos de relevo.

A PSP acredita que o número de crimes cometido por este criminoso, já condenado, seja «exponencialmente» maior, uma vez que estando há seis meses em liberdade as probabilidade são elevadas.
Continue a ler esta notícia