FMI vai simplificar atribuição de empréstimos - TVI

FMI vai simplificar atribuição de empréstimos

FMI

Através da imposição de menos condições prévias

Relacionados
O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou esta terça-feira que vai simplificar a atribuição de empréstimos, através da imposição de menos condições prévias, o que deverá facilitar a concessão de ajudas aos países em dificuldades.

De acordo com a agência Lusa, a principal medida desta reforma é a criação de uma nova modalidade de empréstimo: «a linha de crédito flexível», que se destina aos países que o FMI acredita estarem a ser bem geridos.

Esta linha de crédito, «sem critério de desempenho nem limite de montante», vai permitir aos estados membros obterem um crédito «por precaução» a que poderão recorrer quando entenderem necessário.

Dominique Strauss-Kahn, director geral do FMI, afirmou, em comunicado, que «estas reformas representam uma mudança importante na forma como o Fundo pode ajudar os estados membros, o que é particularmente necessário em tempos de crise mundial».

«Com maior flexibilidade nos empréstimos e condições de atribuição simplificadas, vamos responder de maneira eficaz às várias necessidades dos nossos membros. Isto vai permitir que a crise seja ultrapassada, retornando a um período de crescimento duradouro», acrescentou Strauss-Kahn.

O FMI afirma que estes empréstimos se baseiam em critérios apropriados a cada caso e não em critérios de desempenho que, à semelhança do que tem acontecido até agora, condicionavam a atribuição de empréstimos sucessivos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados