Spread da dívida portuguesa no nível mais alto de sempre - TVI

Spread da dívida portuguesa no nível mais alto de sempre

Teixeira dos Santos

Diferença entre o que os investidores exigem para comprar dívida portuguesa em relação à alemã subiu 384 pontos base

O spread da dívida portuguesa a 10 anos atingiu esta segunda-feira num novo valor recorde.

O diferencial que mede o juro adicional que os investidores exigem para comprar dívida nacional em detrimento da alemã avançou para 384 pontos base, para aquele que é mesmo o nível mais elevado de sempre, superando o máximo atingido a 7 de Maio.

Este referencial é dos que melhor espelha o risco da dívida portuguesa, já que o indicador tem por base de comparação a dívida alemã.

Já na passada sexta-feira os juros das Obrigações do Tesouro a dez anos superaram os 6 por cento, com o spread face aos títulos alemães nos 369 pontos base.

Os valores registados esta segunda-feira surgem logo numa altura em que o Governo está a ser pressionado para efectuar cortes mais efectivos na despesa pública para cumprir com as metas de redução do défice para 7,3% até ao final deste ano.

Neste contexto, o Governo já definiu as linhas orientadoras do Orçamento do Estado para 2011 e vários ministérios têm tido reuniões com as Finanças a um ritmo contínuo. O objectivo é antecipar e garantir a aprovação, por parte da oposição, do documento, segundo noticiou o semanário «Expresso» no passado fim-de-semana.

O Executivo pretende sair vitorioso de duas batalhas, já que desta forma conseguirá evitar uma crise política e ainda acalmar os mercados internacionais.

Orçamento: Governo antecipa linhas gerais para acalmar mercados

Juros da dívida a 10 anos passam os 6% e atingem máximos desde Maio
Continue a ler esta notícia