Inflação sobe 0,6% em Março na zona euro - TVI

Inflação sobe 0,6% em Março na zona euro

Dinheiro [arquivo]

Portugal, Irlanda, Luxemburgo e Espanha registam uma inflação negativa

Os preços no consumidor na zona euro subiram 0,6 por cento em Março face a Março de 2008, com Portugal, a Irlanda, o Luxemburgo e a Espanha a registarem uma inflação negativa, segundo o Eurostat.

Os dados divulgados esta pelo gabinete de estatísticas da União Europeia confirmam a estimativa rápida antes publicada e mostram um abrandamento acentuado da taxa de inflação homóloga nos países da moeda única, que foi em Fevereiro de 1,2 por cento.

Este nível é o mais baixo desde a criação da zona euro em 1999, e até o mais baixo desde a criação de estatísticas para esta zona em 1996 (recalculadas pelo Eurostat).

Desde um pico histórico de quatro por cento registado no Verão passado, a inflação recuou nitidamente nos últimos meses, na sequência do recuo dos preços do petróleo e do abrandamento da economia. Vários economistas não excluem uma passagem em terreno negativo durante o ano.

Na União Europeia no seu conjunto, a taxa de inflação homóloga também abrandou caindo para 1,3 por cento em Março, após 1,8 por cento em Fevereiro.

Em Portugal, a inflação homóloga foi negativa, com os preços a recuar 0,6 por cento, uma tendência também verificada na Irlanda (-0,7 por cento), no Luxemburgo (- 0,3 por cento) e na Espanha (-0,1 por cento).

A taxa de inflação mensal fixou-se em Março em 0,4 por cento na zona euro e em 0,3 por cento na UE-27.Em Portugal, os preços subiram 0,3 por cento.

As taxas médias (sobre doze meses até Março de 2009) também calculadas pelo Eurostat mostram que Portugal registou a inflação mais baixa (1,9 por cento), seguido da Alemanha e da Holanda (2,2 por cento cada). As mais elevadas foram registadas na Letónia (13,4 por cento), na Lituânia (10,5 por cento) e na Bulgária (10,1 por cento).
Continue a ler esta notícia