Faça uma lista de compras
E por prioridades. Isto para não correr o risco de se esquecer de algum produto importante, nem perder a promoção por que tanto ansiava. Como a publicidade sobre a Black Friday começa bastante tempo antes, de certeza que já ouviu falar de algumas coisas que encaixam nos seus interesses
Compare preços e qualidade
É a melhor via para comprar mesmo mais barato e não estar a comprar gato por lebre. Há descontos que podem gerar confusão ou não serem tão altos como as marcas apregoam (sobre isso falaremos mais à frente). O melhor é mesmo fazer um mini estudo de mercado. E, assim, quando chegar o momento da compra (online ou presencial), conseguirá ter ideia se os preços realmente baixaram.
Para além do preço, a qualidade é muito importante. A Deco ajuda-o nesta avaliação, com comparadores que permitem perceber se o investimento se justifica.
Anote o horário das promoções
No que toca às compras online, vale a pena conferir a que horas e até que horas decorrem as promoções, atendendo sempre ao fuso horário em causa. Isto para não correr o risco de os produtos esgotarem ou de não chegar a tempo ao 'comboio' dos descontos.
Imponha a si mesmo um orçamento fixo
"Só posso gastar X". É assim que deve pensar e fazer, caso contrário será fácil entrar em tentação. Se tiver a lista de coisas que quer comprar será mais fácil cumprir. Se não tiver, pelo menos fixe um valor na sua cabeça. Quem souber que será difícil controlar-se mais vale usar um cartão multibanco com limite de gastos.
Assegure-se que trocas e devoluções são aceites
Não vá o diabo tecê-las, caso não tenha conseguido experimentar uma peça de roupa ou não tenha a certeza que o aparelho que comprou está a funcionar de forma impecável, mais vale prevenir do que remediar. Para isso, guarde bem a fatura.
Segundo a Deco, em termos de direitos, as trocas e garantias são as mesmas do que na época normal, apesar de, neste caso, ser um período de promoções. Se o novo produto tiver um defeito que não surgiu por má utilização, tem direito a reclamar até 2 anos.
Se o produto não tiver defeito, por lei as lojas não são obrigadas a aceitar devoluções ou a fazer reembolsos. Mas há algumas que o fazem por ser essa a sua política comercial.