Buckingham afasta rumores: Carlos III está bem e vai voltar ao ativo - TVI

Buckingham afasta rumores: Carlos III está bem e vai voltar ao ativo

Rei Carlos III faz a primeira aparição pública após diagnóstico de cancro (AP)

Próximas semanas vão ser de vários compromissos públicos, incluindo a receção a uma visita de Estado

Relacionados

“Os planos [de funeral] estão a ser atualizados ativamente. Não é mais do que seria de esperar, dado que o rei foi diagnosticado com cancro”. Isto foi o que escreveu o Daily Beast, citando uma fonte do Palácio de Buckingham e apontando para uma deterioração do estado de saúde do rei Carlos III, diagnosticado com cancro a 5 de fevereiro.

O rumor foi ruidoso o suficiente para que o Palácio de Buckingham tivesse necessidade de emitir um comunicado à hora oficial, 18:00, exatamente a mesma hora em que anunciou a morte da rainha Isabel II ou o diagnóstico de cancro de Kate Middleton.

Mas desta vez as notícias são boas: “O rei vai voltar em breve às obrigações públicas depois de um período de tratamento e recuperação na sequência do recente diagnóstico de cancro”. O "em breve", esclareceu a realeza, é a próxima semana.

“Para assinalar esta etapa, o rei e a rainha vão fazer uma visita conjunta a um centro de tratamento de cancro na próxima terça-feira, onde se vão encontrar com especialistas e pacientes. A visita será a primeira numa série de contactos externos que Sua Majestade vai realizar nas próximas semanas”, pode ler-se no comunicado, que afasta claramente os rumores de que a saúde de Carlos III piorou nas últimas semanas.

A imprensa britânica cita um porta-voz do Palácio de Buckingham para referir que "os médicos de Sua Majestade estão otimistas pelo progresso feito até aqui e continuam positivos sobre a recuperação do rei".

"O programa de tratamento de Sua Majestade vai continuar, mas os médicos estão suficientemente satisfeitos com o progresso feito até aqui, pelo que o rei está capaz de retomar uma série de compromissos públicos", acrescentou a coroa britânica, admitindo que ainda é demasiado cedo para fazer uma previsão sobre quanto tempo durará o tratamento.

Entre os eventos públicos a realizar nas próximas semanas está a receção aos imperadores do Japão, que realizam em junho uma visita de Estado ao Reino Unido.

“Com o aproximar do primeiro aniversário da coroação, Suas Majestades continuam profundamente agradecidos pela muita simpatia e desejos de melhoras que receberam de todo o mundo ao longo das alegrias e desafios do último ano”, termina o comunicado.

Continue a ler esta notícia

Relacionados