Crise: Barroso desvaloriza risco de contágio a Portugal - TVI

Crise: Barroso desvaloriza risco de contágio a Portugal

Durão Barroso

Responsável recomendou esta manhã a «activação» do mecanismo europeu de ajuda à Grécia

Relacionados
O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, desvalorizou este Domingo em Bruxelas os riscos de contágio a Portugal da situação da Grécia após as medidas de apoio anunciadas e saudou a determinação do governo português e o apoio dado pelo PSD.

«Saúdo essa determinação das autoridades portuguesas e saúdo também o fato de o principal partido da oposição [PSD] aparecer numa perspectiva de unidade nesta questão, e por isso pensamos que esses efeitos de contágio poderão ser evitados», disse Durão Barroso antes de uma reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro que deverá aprovar o mecanismo de apoio à Grécia.

Para o presidente da Comissão Europeia, «a situação é muito diferente em Portugal e além disso as autoridades portuguesas já anunciaram novas medidas» de contenção do défice em caso de necessidade.

«Se em relação ao caso mais grave houve capacidade e vontade de responder com certeza que em qualquer outro caso haverá a mesma disponibilidade», concluiu, citado pela Lusa.

Os ministros das Finanças da Zona Euro, incluindo Teixeira dos Santos, deverão esta tarde, em Bruxelas, dar «luz verde» à activação do plano de apoio à Grécia que prevê empréstimos de cerca de 45 mil milhões de euros no primeiro ano.

A aprovação definitiva do empréstimo deverá ser feita pelos chefes de Estado e de Governo da Zona Euro numa cimeira prevista para ter lugar entre 07 e 10 de Maio.

Durão Barroso já tinha recomendado esta manhã a «activação» do mecanismo europeu de ajuda à Grécia, que considerou ser «decisivo» para «garantir a estabilidade da Zona Euro».
Continue a ler esta notícia

Relacionados