Fitch considera exageradas preocupações sobre Espanha - TVI

Fitch considera exageradas preocupações sobre Espanha

José Luís Zapatero (EPA)

Mas agência de notação ressalva caso euro esteja em risco de desaparecer

Relacionados
A agência de notação Fitch considera que as preocupações sobre a solvência de Espanha são exageradas, a menos que o risco de desaparecimento do euro seja maior do que o previsto.

No relatório intitulado «Crise da dívida soberana» a Fitch destaca alguns dos atributos positivos da economia espanhola, como as receitas elevadas e a diversificação da economia; a força do sistema financeiro, o moderado endividamento do Estado e a credibilidade das medidas de redução do défice, escreve a Lusa.

Por outro lado, é o altíssimo endividamento privado que constitui a maior ameaça à recuperação espanhola, uma situação agravada pela «estruturalmente baixa» competitividade do país.

Nesse sentido explica que os maiores desequilíbrios no seio da zona euro se produziram entre a Alemanha e Espanha, já que a maior parte da dívida do sector privado espanhol está em mãos alemãs.

Ainda assim o relatório refere que o risco do fim do euro é escasso, a curto e médio, graças aos 500 mil milhões de euros acordados pela UE e a compra de divida soberana pelo Banco Central Europeu.

O relatório considera um fator de estabilização os diferentes programas implementados pelos vários estados para reduzir o défice e o gasto público.

Apesar disso a Fitch destaca a elevada volatilidade dos mercados que não desaparecerá até que as medidas tenham o efeito desejado.

A agência nota, em termos gerais, a debilidade da política económica europeia no seu conjunto, que não foi capaz de prever a urgência em tomar medidas fiscais e que deixou a zona euro à mercê da crise financeira global.
Continue a ler esta notícia

Relacionados