INE revê PIB em linha com Banco de Portugal - TVI

INE revê PIB em linha com Banco de Portugal

Presidente do INE

INE reviu esta quinta-feira em baixa o crescimento da economia portuguesa em 2010 de 1,4 para 1,3 por cento

O Instituto Nacional de Estatística (INE) reviu esta quinta-feira em baixa o crescimento da economia portuguesa em 2010 de 1,4 para 1,3 por cento, na sequência da revisão em baixa de 0,1 pontos percentuais do crescimento em 2008.

De acordo com as contas nacionais anuais de 2008, divulgadas esta manhã, explicam que a alteração realizada no Produto Interno Bruto de 2008 tem subjacente alterações substanciais em algumas componentes, como o consumo final das famílias residentes e das administrações públicas, tendo esta em conta já as novidades do procedimento dos défices excessivos que será divulgado hoje.

Assim, apesar da revisão em baixa na ordem dos 0,1 pontos percentuais para 2008, o crescimento nominal (com variação de preços) da economia nesse ano fica nos 1,6 por cento, mas mantendo a estagnação da economia nesse ano, sem qualquer variação.

Essa revisão obriga a alterações nas contas do PIB divulgadas a 11 de Março, para o ano de 2010, que apontava para um crescimento de 1,4 por cento, passando a ser agora de 1,3 por cento.
Continue a ler esta notícia