Merkel: Europa perante «prova de fogo». Euro precisa de mais - TVI

Merkel: Europa perante «prova de fogo». Euro precisa de mais

Angela Merkel

Chanceler alemão diz que euro «não é apenas o nosso dinheiro»; é «muito mais do que uma moeda»

Relacionados
A Europa «está durante estes meses perante uma grande prova de fogo» e tem de reforçar a moeda única. Foi esta a mensagem de Ano Novo deixada pela chanceler alemã, Angela Merkel.

«Não se trata apenas do nosso dinheiro, porque o Euro é muito mais do que uma moeda».

Angela Merkel defende que «os europeus estão unidos na sua sorte, e a Europa unida é o garante para a paz e a a liberdade, e o Euro a base do bem-estar» no Velho Continente.

«A Alemanha precisa da Europa e da nossa moeda comum, tanto para o nosso bem-estar, como para superar grandes tarefas a nível mundial».

E deixou uma garantia: «Assumiremos as nossas responsabilidades, mesmo que por vezes seja difícil».

«Alemanha saiu reforçada da crise»

A chefe do Governo da maior economia europeia admitiu ainda, citada pela Lusa, que há um ano falou aos alemães com optimismo, «mas também com sentimentos mistos», porque o país atravessava a maior crise económica e financeira dos últimos 60 anos.

Mas não quis deixar de lembrar que a Alemanha «superou a crise melhor do que quase todos os outros países, e até saiu reforçada dela».

Quanto a 2011, o grande objectivo será «conseguir ainda mais empregos para mais pessoas».

E há outros mais: «Poremos as nossas finanças em ordem e simplificaremos o sistema fiscal», prometeu Merkel, sublinhando também que na sua agenda do próximo ano estarão temas como a educação, a reforma das forças armadas, a integração dos imigrantes e a modernização do sector energético.

Merkel deixou também uma mensagem aos soldados alemães no Afeganistão, lembrando os nove soldados que morreram ao longo do ano neste país, garantindo que não os esquece, e fez votos para que os soldados feridos se restabeleçam depressa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados