SCUT: mais de 30 mil já pediram isenções - TVI

SCUT: mais de 30 mil já pediram isenções

SCUT: protesto entope A29 em Gaia

António Mendonça diz que já foram vendidos mais de 70 mil dispositivos para a cobrança de portagens

Relacionados
O ministro das Obras Públicas disse esta quarta-feira que já foram vendidos mais de 70 mil dispositivos para a cobrança de portagens nas antigas SCUT e que mais de 30 mil utentes pediram isenções e descontos no pagamento.

«Neste momento, já foram vendidos mais de 70 mil dispositivos e 30 mil utentes pediram as isenções», afirmou António Mendonça, que está a ser ouvido na Comissão Parlamentar de Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

O ministro disse que na sexta-feira, o primeiro dia de cobrança de portagens nas três antigas SCUT do Norte, «cerca de 60 por cento dos veículos efectuaram os seus pagamentos», o que afirmou ser um «número extremamente significativo para o primeiro dia» de pagamento.

António Mendonça sublinhou a «normalidade» com que tem decorrido a introdução de portagens, destacando «a forma ordeira, responsável e consciente como as populações tem aderido ao processo».

O governante realçou ainda que a «introdução das portagens nas SCUT não é um capricho do Governo», afirmando tratar-se de uma medida que «obedece a vários critérios e exigências», que têm «mais força» na situação de dificuldades económicas que o país está a atravessar, escreve a Lusa.

No início da audição, requerida pelo Bloco de Esquerda, o deputado bloquista Heitor de Sousa acusou o ministro de fugir fuga ao debate.

«A ideia que temos que é que o Governo tentou faltar ao debate, ao contraditório na Assembleia da República, antes da introdução de portagens a 15 de Outubro», afirmou.

Na resposta, o ministro António Mendonça rejeitou esta acusação.

«Não houve fuga alguma. Aliás, se há coisa a que eu não fujo é à discussão», afirmou, acrescentando que se a audição de hoje não foi realizada há mais tempo foi por razões da sua agenda ou da agenda da Assembleia da República.

As portagens nas três antigas SCUT do Norte - Norte Litoral, Grande Porto e Costa da Prata - vigoram desde sexta-feira.
Continue a ler esta notícia

Relacionados