Eslovénia apresenta plano anti-crise a 9 de maio - TVI

Eslovénia apresenta plano anti-crise a 9 de maio

Projeto de privatizações será apresentado na mesma altura

A Eslovénia, considerada pelos mercados como o próximo país europeu a receber ajuda internacional, vai apresentar até 09 de maio a Bruxelas um plano contra a crise e um projeto de privatizações, anunciou a primeira-ministra, Alenka Bratusek.

«Vamos preparar o nosso programa de estabilidade e de reformas até 09 de maio e vamos enviá-lo imediatamente para Bruxelas», afirmou a governante eslovena, em conferência de imprensa, citada pela Lusa.

«Estamos conscientes de que já não nos restam semanas nem meses, mas sim apenas dias», acrescentou Bratusek, que está em funções há pouco mais de três semanas.

Paralelamente, o Governo de coligação de centro esquerda que lidera vai apresentar ao parlamento, dentro de duas semanas, um projeto de privatização de «uma ou duas grandes empresas públicas», provavelmente um banco, «porque isso vai enviar uma mensagem positiva aos mercados internacionais», anunciou.

Alenka Bratusek disse ainda que vai ser necessário fazer aprovar no parlamento um orçamento retificativo para este ano, uma vez que o orçamento do anterior Governo, de centro direita liderado pelo conservador Janez Jansa, «não foi realista» por ter sobrestimado as receitas e subestimado as despesas.

Na quarta-feira, a Comissão Europeia alertou a Eslovénia para os desequilíbrios considerados excessivos da economia e pediu para que fossem retificados rapidamente.
Continue a ler esta notícia