Fed tenta contrariar alargamento dos spreads de crédito - TVI

Fed tenta contrariar alargamento dos spreads de crédito

Ben Bernanke

Bernanke acredita num panorama «mais brilhante» daqui a três anos

O presidente da Reserva Federal (Fed) norte-americana, Ben Bernanke, disse esta sexta-feira que conta com um panorama «mais brilhante» nos próximos três anos.

«Poucos de nós teríamos previsto há três anos o panorama económico e financeiro que vivemos actualmente. Prever as condições em que nos encontraremos daqui a três anos é igualmente difícil, mas confio e espero que sejam consideravelmente mais brilhantes», disse Bernanke num discurso em Phoenix, no Arizona, refere o «Cinco Días».

O responsável afirmou que a Fed está a tentar contrariar o «alargamento dos spreads do crédito», que estão a enfraquecer os esforços de entrada de capital na economia depois de a Fed reduzir a principal taxa de juro para perto de zero.

Assim, o responsável máximo da Fed explicou que a recente decisão da autoridade monetária de investir até 300 mil milhões de dólares na compra de Obrigações do Tesouro a longo-prazo, assim como a de ampliar as compras da dívida da Fannie Mae e da Freddie Mac até aos 200 mil milhões de dólares, «pretendem melhorar as condições nos mercados privados de crédito».
Continue a ler esta notícia