Gasolina está mais cara do que nunca - TVI

Gasolina está mais cara do que nunca

Gasóleo também não escapa aos aumentos que entraram em vigor esta terça-feira

Relacionados
É mais uma subida nos preços dos combustíveis. Tanto o gasóleo como a gasolina sem chumbo 95 estão mais caros desde a meia-noite desta terça-feira e, neste último caso, os novos preços batem todos os recordes.

Na Galp, por exemplo, aumentou 2 cêntimos, pelo que cada litro custa agora 1,53 euros. No gasóleo, a subida foi de 3 cêntimos; o novo preço é de 1,34 euros. E isto depois de a petrolífera ter anunciado que, no terceiro domingo de cada mês, os clientes poderão adquirir gasolina ou gasóleo seis cêntimos por litro mais baratos.

Na Cepsa, o preço de referência do litro de gasolina é agora de 1,533 euros, mais um cêntimo do que na anterior actualização. Já o gasóleo está 0,9 cêntimos mais caro, com cada litro a custar 1,348 euros, adiantou à Agência Financeira fonte oficial da petrolífera.

Na BP, a subida foi de um cêntimo na gasolina (cada litro está já nos 1,539 euros) e de dois cêntimos no gasóleo (1,349 euros).

Já a Repsol não quis revelar à AF a actualização dos preços praticados na marca, remetendo-nos para o site da Direcção-Geral de Energia e Geologia. Aqui a gasolina aparece, em grande parte dos postos, a um preço de 1,463 euros, mas vai até aos 1,493 euros na lista que pudemos consultar. No entanto, o site faz normalmente referência aos preços mais baixos. Daí que, na prática, existam postos de combustível da Repsol onde cada litro para abastecer o carro fica, no fim de contas, mais caro.

Com este aumento generalizado, o valor da gasolina supera o máximo histórico de 1,525 euros registado em Julho de 2008, altura em que cada barril de crude cotava nos 147 dólares, o valor mais alto de sempre.

Note-se que estas actualizações surgem precisamente no dia em que a Agência Internacional de Energia veio alertar para o «verdadeiro risco económico» da escalada dos preços do petróleo nos mercados internacionais.

[Notícia actualizada às 15h05 com mais informação]

Veja aqui o que pensam os portugueses destes aumentos

O que acontece se o petróleo atingir os 120 dólares?
Continue a ler esta notícia

Relacionados