Reino Unido: inflação bate máximos de oito meses - TVI

Reino Unido: inflação bate máximos de oito meses

Compras

Aumento dos preços dos combustíveis e bens alimentares justificam subida

Relacionados
A inflação anual no Reino Unido bateu, em Dezembro, máximos de oito meses, atingindo 3,7% contra 3,3% em Novembro, devido ao aumento dos preços dos combustíveis e bens alimentares, segundo dados oficiais divulgados esta terça-feira.

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) deu também um salto de um por cento entre Novembro e Dezembro, o maior aumento desde 1996, quando estes dados começaram a ser registados, segundo o Departamento Nacional de Estatísticas britânico, cita a Lusa.

Os analistas, que tinham previsto um aumento em cadeia de cerca de 0,7% e uma subida homóloga de 3,4% esperam agora que o banco central britânico seja obrigado a aumentar em breve as taxas de juro, que estão em níveis mínimos.

A inflação nos doze meses até Dezembro, fixando-se nos 3,7% ficou assim acima dos dois por cento definidos como objectivo pelo banco central.

O departamento de estatísticas britânico afirmou que os preços do transporte aéreo, dos combustíveis, do gás doméstico e dos bens alimentares foram os principais responsáveis pelo aumento da inflação.

Os analistas esperam que a inflação suba ainda mais em Janeiro, depois de o Governo britânico ter aumentado as taxas do IVA no início deste ano.
Continue a ler esta notícia

Relacionados