Desemprego vai aumentar mais do que Governo pensa - TVI

Desemprego vai aumentar mais do que Governo pensa

Gráfico

Previsões da Comissão Europeia apontam para que taxa fique nos 12,6% este ano e nos 13,6% no próximo

Relacionados
A Comissão Europeia projecta que o desemprego em Portugal se situe este ano nos 12,6% e aumente um ponto percentual em 2012. As previsões de Outono divulgadas esta quinta-feira pelo executivo comunitário apontam assim para que a taxa chegue aos 13,6% no ano que vem. Tanto num caso, como no outro, acima das estimativas do Governo.

Em pormenor, número apresentado para este ano situa-se uma décima acima das perspectivas do Governo fixadas no Orçamento do Estado para 2012: no documento, o executivo liderado por Pedro Passos Coelho aponta para um desemprego de 12,5% este ano e de 13,4% para 2012.

Nas previsões da Primavera de Bruxelas, divulgadas em Maio último, o executivo liderado por Durão Barroso apontava para que Portugal fechasse o ano com uma taxa de desemprego de 12,3%, número que aumentaria para 13% em 2012.

Entretanto, a Comissão Europeia procedeu a uma revisão em alta das suas projecções. De qualquer modo, há boas notícias para o défice: Portugal vai cumprir as metas de 2011 e 2012. Neste campo, Bruxelas está até mais optimista do que o Governo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados