Confiança dos portugueses em mínimos históricos - TVI

Confiança dos portugueses em mínimos históricos

Portugueses estão cada vez mais pessimistas com evolução da situação económica do país

Relacionados
A confiança dos portugueses registou um forte agravamento nos últimos três meses e atingiu em Novembro um novo mínimo histórico. Os portugueses estão, cada vez, mais pessimistas com a evolução da situação económica do país.

O indicador de confiança dos consumidores caiu para - 56,0 face aos - 53,0 assinalados no mês de Outubro.

Os inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores, divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que as expectativas sobre a evolução da situação económica do país agravaram-se significativamente desde Setembro, «apresentando nos últimos dois meses o contributo negativo mais expressivo» para o comportamento do indicador de confiança.

Também o saldo das expectativas sobre a evolução da situação financeira do agregado familiar manteve a trajectória negativa já observada desde o final de 2009 e as perspectivas de evolução da poupança também voltaram a agravar-se este mês.

Além disso, o indicador de clima económico diminuiu para -3,5 em Novembro contra -2,9 em Outubro, «mantendo o acentuado perfil descendente iniciado em Julho de 2010» e atingindo o valor mais baixo da série.
Continue a ler esta notícia

Relacionados