Crise já chegou aos telemóveis - TVI

Crise já chegou aos telemóveis

Telemóveis

Vendas caem 5,7% em Portugal e 13% no resto da Europa no quarto trimestre

O mercado de venda de telemóveis está oficialmente em recessão, após três trimestres consecutivos de crescimentos negativos. No entanto, as quebras nas vendas são muito mais acentuadas na restante Europa do que em Portugal.

Segundo dados avançados pela consultora IDC, a contracção no quarto trimestre foi de 5,7 por cento no mercado nacional, face ao período homólogo em 2007, e de 13% no resto da Europa. Ou seja, entre Outubro e Dezembro do ano passado venderam-se 1,6 milhões de unidades.

O mesmo estudo refere que o segmento de telefones móveis tradicionais continua a ser aquele com maior peso no mercado, tendo sido vendidas 1,4 milhões de unidades no quarto trimestre. Este segmento foi também o mais afectado, tendo verificado um crescimento negativo de 11,3% face ao período homólogo de 2007.

Smartphones resistem

Em contrapartida, o segmento dos smartphones cresceu 38,1% no trimestre, com 269 mil unidades, o que mostra alguma indiferença deste segmento à crise em Portugal.

Numa perspectiva anual, durante o ano de 2008 foram vendidos em Portugal 5,9 milhões de telemóveis (tradicionais mais smartphones), um crescimento de 4,4% face a 2007.

«Em Portugal os fabricantes e operadores têm vindo a retardar os efeitos da crise verificada no sector no resto da Europa, através da introdução de terminais de muito baixo preço, sendo este um dos principais factores de atractividade para a substituição do terminal. Contudo, Portugal não está imune à crise europeia e mundial e segundo as estimativas da IDC o ano de 2009 ficará marcado por um crescimento negativo acentuado superior a 10% e um crescimento nulo em 2010», refere em comunicado o responsável Europeu de Research da Área de Telefones Móveis da IDC, Francisco Jerónimo.
Continue a ler esta notícia