Espanha: défice público aproxima-se dos 2% do PIB - TVI

Espanha: défice público aproxima-se dos 2% do PIB

Bandeira de Espanha

Governo justifica aumento com a antecipação das transferências para as comunidades autónomas e para a Segurança Social e pelas devoluções de impostos

Relacionados
O Estado espanhol registou até março um défice de 19.696 milhões de euros, ou 1,85 por cento do PIB, o que representa um aumento de 73,2 por cento face a igual período de 2011.

A secretária de Estado do Orçamento, Marta Fernández Currás, disse aos jornalistas, citada pela Lusa, que o aumento se explica, em grande parte, pela antecipação das transferências para as comunidades autónomas e para a Segurança Social bem como pelas devoluções de impostos.

Excluindo estas circunstâncias, o défice do Estado teria caído 11 por cento face ao período homólogo, para 0,83 por cento do PIB.

O défice acumulado resulta de gastos não financeiros de 43.162 milhões de euros e de receitas não financeiras de 23.466 milhões de euros. Estes dados correspondem ao orçamentado pelo Governo e estão em linha com a consolidação fiscal comprometida com Bruxelas, explicou Marta Fernández Currás.

A receita por impostos diretos foi de 20.044 milhões (menos 3,7 por cento) tendo a de impostos indiretos sido de 19.486 milhões, menos 7,4 por cento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados