Recessão: «Portugueses estão a empobrecer» - TVI

Recessão: «Portugueses estão a empobrecer»

Mais medidas de austeridade vão estender recessão até 2012, prevê o Banco de Portugal. Oposição responde

O Banco de Portugal (BdP) reviu esta terça-feira em baixa a previsão de crescimento para este ano, uma situação que pode ser agravada caso sejam implementadas mais medidas de austeridade. A recessão pode chegar a 2012.

«Não me espantam estas previsões do BdP. No fundo, quantificam o que nós temos dito do ponto de vista político, que o país está a empobrecer e que os portugueses estão a empobrecer», disse o líder parlamentar do PSD.

Miguel Macedo disse ainda que o seu partido está a preparar medidas adicionais de austeridade que serão apresentadas «dentro de algum tempo».

Já o CDS encarou as novas previsões do BdP «com preocupação mas sem surpresa». Cecília Meireles sublinhou ainda «o efeito é particulamrmente grave [que as medidas de austeridade terão] no emprego».

Também preocupado com o emprego mostrou-se José Gusmão, do Bloco de Esquerda, afirmando que «a continuar esta política de recessão, cerca de 60 mil portugueses vão perder o seu emprego até 2012».

Agostinho Lopes, do PCP, juntou-se ao rol de críticas, afirmando que as previsões do BdP demonstram uma «política suicida, sem qualquer saída, inclusivamente para aquilo que quer resolver, que é o problema da dívida soberana».

Questionado sobre a necessidade de mais medidas de austeridade, adiantadas pelo BdP, Agostinho Lopes respondeu que aquela instituição «naturalmente partilha da política das medidas que têm sido a ser tomadas e cujas consequências estão nos números que divulgou».

[Notícia actualizada com mais declarações]
Continue a ler esta notícia