Centros de emprego: número de inscritos desceu 0,2% - TVI

Centros de emprego: número de inscritos desceu 0,2%

Gráfico

IEFP diz que inscritos nos centros de emprego caem em Abril pela primeira vez em 11 meses

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego em Portugal desceu 0,2 por cento em Abril face ao mês anterior, para 570.768, e aumentou 16,1% face a Abril do ano passado.

De acordo com uma nota de imprensa do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), o desemprego não baixava há 11 meses.

Os dados mensais do IEFP mostram que a descida verificada em Abril corresponde a menos 986 inscritos nos centros de emprego.

O aumento verificado em relação ao mesmo mês do ano passado corresponde a mais 79.133 desempregados inscritos.

Desemprego em Portugal atinge valor recorde de 10,6%

Este aumento homólogo teve lugar em todas as regiões do país, destacando-se as oscilações mais significativas no Algarve (com mais 34,5%) e na região autónoma da Madeira (com mais 22,8%).

Face a Março, as regiões onde o desemprego desceu foram o Algarve, a região Centro e as duas Regiões Autónomas.

O aumento do desemprego registado em Abril face ao mesmo mês do ano passado verificou-se em ambos os géneros, com uma variação de 19,7% nos homens e de 13,1% nas mulheres.

Os dados divulgados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional mostram também que o desemprego aumentou em todos os grupos profissionais, com excepção dos «profissionais de nível intermédio do ensino».

Entre os que colocaram mais trabalhadores no desemprego no mês passado estão, de acordo com a Lusa, os agricultores e pescadores de subsistência e os operários e trabalhadores similares da indústria extractiva e construção civil, com variações de 41,3 e 38,5%, respectivamente.

Os dados revelam ainda que se inscreveram, em Abril, nos centros de emprego 53.848 desempregados, um número que é 16,4% inferior ao verificado no mês anterior e que representa um decréscimo de 7,5% quando comparado com o do mês homólogo de 2009.

O número de colocações de desempregados pelos centros de emprego totalizou 6.311, valor superior em 21,1% ao do mês homólogo de 2009, e superior em 12, 2% em relação ao mês anterior.
Continue a ler esta notícia