Acções: arriscar a longo prazo para maior rentabilidade - TVI

Acções: arriscar a longo prazo para maior rentabilidade

Bolsa

Se tiver uma boa quantia de dinheiro para investir os títulos cotados em bolsa podem ser uma opção

Dinheiro não é um problema para si no curto prazo e gosta de arriscar? Talvez o investimento directo em acções constitua uma possibilidade de aplicar algumas das suas poupanças, com o objectivo de obter uma rentabilidade mais choruda no longo prazo.

Embora o primeiro ano possa ser bastante volátil em termos de ganhos e perdas, sem que consiga amealhar quantias compensadoras, a probabilidade de ganhar mais dinheiro surge se tiver o dinheiro aplicado por muito tempo, na tal óptica de longo prazo, porque, à medida que o tempo passa, o risco diminui.

Mas atenção: não pode investir à toa e deve ser um gestor activo dos seus investimentos. Diversifique a sua carteira, porque o risco é menor se repartir o seu dinheiro por diferentes títulos.

A Deco Proteste lembra alguns estudos que mostram que «só se consegue uma boa diversificação escolhendo, pelo menos, uma dezena de títulos» para justificar este conselho. Neste sentido, convém aplicar pelo menos 20 mil euros (2 mil para cada título).

A regra de ouro é ser paciente. Não é por investir a longo prazo que deve deixar-se levar pela inércia, mas também não pode agir de forma impulsiva. «Deixe o investimento crescer». Imprescindível é também estar sempre a par de tudo o que diz respeito à empresa onde aplicou o dinheiro e às notícias económicas e de mercados que podem ter impacto no desempenho bolsista, para efectuar operações na altura certa.

Vem aí ano de poupança. Por onde começar?
Continue a ler esta notícia