Barragens EDP: alguns autarcas contra repartição da derrama - TVI

Barragens EDP: alguns autarcas contra repartição da derrama

Rio Sabor, no concelho de Torre de Moncorvo

Direcção da ANMP dividida quanto ao assunto, Governo não tem qualquer objecção

Alguns dirigentes da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) não se mostraram favoráveis à repartição da derrama pelos concelhos que contribuem para a produção da energia, afirmou esta sexta-feira o administrador delegado da Fundação EDP, Sérgio Figueiredo.

Sérgio Figueiredo falava num seminário em Vila Real, foi abordado sobre a reivindicação de alguns autarcas do interior para que o imposto sobre a derrama seja pago nos municípios onde estão localizadas as barragens. Na resposta, referiu que os «membros da ANMP que dialogaram com representantes da EDP sobre este tema não se mostraram favoráveis», cita a Lusa.

Sérgio Figueiredo explicou que a EDP disponibilizou os seus recursos para perceber qual o resultado da alteração dos critérios de atribuição da derrama no sentido de beneficiar que contribuem para a produção de energia em Portugal.

«É só nesse sentido facilitador que a EDP tem dialogado com municípios, a associação que os representa e o Ministério das Finanças», frisou.

O responsável disse que constatou que, por parte do Governo, «não há qualquer obstáculo», até porque, acrescentou, do ponto de vista da receita fiscal é «neutro», mas «parece que alguns membros da actual direcção da ANMP acham que a mudança não se justifica. É um assunto que os autarcas têm que resolver entre eles», sublinhou.
Continue a ler esta notícia