Certificados de aforro: uma opção interessante - TVI

Certificados de aforro: uma opção interessante

Dinheiro

DECO aconselha até 2016. Rendimento da série C é de 2,3% este mês

Se tem algumas poupanças para aplicar, uma das opções a ponderar são os Certificados de Aforro. Este é, pelo menos, o conselho da DECO.

Para a associação de defesa do consumidor, os Certificados de Aforro são «uma opção de capital garantido interessante, pelo menos até 2016», refere numa análise divulgada esta quinta-feira.

Neste mês de fevereiro, o rendimento da série C é de 2,3%.

«O que tornou os Certificados de Aforro mais interessantes foi a introdução de um bónus de 2,75% bruto a adicionar à taxa base dependente da Euribor a 3 meses.

Assim, mesmo que as Euribor estejam muito próximas de zero, como acontece atualmente, o aforrador tem sempre esta garantia de rendimento», explica a DECO. Contudo, esta regra estará em vigor apenas até final de 2016. Depois, voltará a vigorar o esquema do prémio de permanência.

Em 2012, o montante resgatado superou as novas aplicações em Certificados de Aforro, originando um saldo negativo de 1,7 mil milhões. Contudo, em dezembro, o saldo já era positivo em cerca de um milhão de euros.

«É de salientar a diminuição significativa do montante resgatado desde setembro, precisamente quando ocorreram as alterações: em agosto tinham sido resgatados 207 milhões de euros e em setembro apenas 90 milhões», refere a DECO.

Esta foi uma tentativa do Governo de travar a sangria nos Certificados de Aforro, numa altura que o Estado precisa de financiamento.

A DECO disponibiliza um simulador para quem quer saber quanto pode ganhar com o montante que tem para aplicar.
Continue a ler esta notícia