Certificados do Tesouro já vão render menos em Setembro - TVI

Certificados do Tesouro já vão render menos em Setembro

Dinheiro (arquivo)

Taxas para os prazos mais longos baixaram. Juro máximo ainda está acima de 5%

Relacionados
As taxas de juro dos Certificados do Tesouro, o novo produto de poupança que o Governo criou, vão baixar em Setembro. De acordo com o Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP), a descida dos juros afectou os prazos mais longos.

Por exemplo, para quem subscrever este produto em Setembro e mantiver o investimento pelo prazo máximo (10 anos), a taxa desceu mas mantém-se acima de 5%: na verdade, fica nos 5,15%.

O valor representa, no entanto, uma redução face a Agosto, quando a taxa máxima era de 5,35%, e outra ainda maior face a Julho, quando era de 5,5%.

Também os investimentos a mais de cinco anos registaram uma descida da taxa de juro, que passou de mais de 4% para 3,85%.

Apenas para as aplicações a mais curto prazo a rentabilidade se mantém. Nos primeiros dois anos a taxa anual bruta fica inalterada nos 1,4%. Mas atenção: para prazos tão curtos, os especialistas avisam que existem produtos mais atractivos.

Ainda assim, a taxa oferecida pelos Certificados do Tesouro continua a bater a dos Certificados de Aforro, já que em Setembro, aquele produto paga apenas 1,008%.

Taxa de juro dos certificados de aforro ultrapassa 1%

Certificados de aforro, do Tesouro ou depósitos: qual dá mais?

Poupança: fuja deste produto. É caro

Certificados do Tesouro só compensam a mais de 5 anos
Continue a ler esta notícia

Relacionados