Como ser bem sucedido numa entrevista de emprego - TVI

Como ser bem sucedido numa entrevista de emprego

Trabalhador

Comportamento correcto garante progresso na procura de trabalho

Agir correctamente numa entrevista de emprego é um ponto de partida para ser bem sucedido.

Especializada em serviços de Outplacement, apoiando os trabalhadores na transição de carreira e na reestruturação de empresas, a Transitar dá alguns conselhos sobre o comportamento a ter durante uma entrevista de trabalho para que o resultado seja positivo, tendo em consideração que esta etapa representa tensão para algumas pessoas no processo de procura de emprego.

Deste modo, a preparação para a entrevista, antecipando as questões que serão colocadas e as respostas adequadas é o primeiro passo a tomar. Durante a entrevista é relevante salientar o impacto que o trabalho desenvolvido teve nas empresas, em lugar de enumerar apenas os projectos. Importante é também dar a conhecer as capacidades pessoais, mas tendo presente quais são os pontos menos fortes e demonstrar capacidade de evoluir positivamente e ultrapassá-los.

Porém, existem já novos tipos de entrevista que condicionam a forma como são conduzidas e torna importante não esquecer alguns factores.

Na entrevista telefónica, por exemplo, o empregador procura saber quais os pontos fortes técnicos e operacionais do candidato, pelo que é importante ficar bem esclarecido sobre o que é dito. Nas vídeo-conferências, o candidato deve garantir um programa seguro e planear como o vão ver e ouvir.

Por outro lado, as entrevistas de trabalho podem ser realizadas por mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Este é o caso das entrevistas de painel, por isso há que assegurar a interacção entre todos os entrevistadores, mas prestar atenção à que possuiu um cargo mais importante. Nas entrevistas em série, o entrevistado deve ter atenção às suas respostas face a perguntas semelhantes ou contraditórias por várias pessoas. No caso das entrevistas sociais, em ambientes informais fora de escritório, o candidato não pode esquecer que continua a ser avaliado, embora sejam as suas capacidades informais que estejam em questão.

Em comunicado, a Transitar relembra ainda que todos os conselhos terão um melhor resultado se o candidato não esquecer os conceitos-chave «conhecimento, consciência, autenticidade, e, sobretudo, confiança», essenciais para «desenvolver a mestria da entrevista de emprego».
Continue a ler esta notícia