Depósitos: empresas retiram quase 4 mil milhões num mês - TVI

Depósitos: empresas retiram quase 4 mil milhões num mês

Poupança

Particulares põem mais 420 milhões no banco

Relacionados
As empresas retiraram dos bancos quase quatro mil milhões de euros em Janeiro deste ano. No final do primeiro mês de 2011, as empresas tinham depositados nos bancos 32.853 milhões, valor que compara com os 36.533 milhões registados no final de 2010.

De acordo com dados do Boletim Estatístico do Banco de Portugal (BdP), apesar de as empresas estarem a «esvaziar» as suas poupanças, o valor aplicado em depósitos continua a ser superior ao registado em Janeiro do ano passado, quando os depósitos das empresas se ficavam pelos 29.598 milhões de euros.

Tendência contrária registam os depósitos de particulares, que cresceram 420 milhões em Janeiro, ascendendo agora a 119.409 milhões. Além da subida mensal, o valor representa também um crescimento homólogo, de 2.351 milhões de euros. Os depósitos dos particulares atingem assim um novo máximo em mais de duas décadas.

Esta subida reflecte a taxa de juro cada vez mais atractiva paga pelos bancos, que procuram atrair activos dos seus clientes numa altura em que o acesso ao financiamento no mercado interbancário é praticamente inexistente e em que os bancos nacionais dependem quase exclusivamente do Banco Central Europeu (BCE) para se financiarem.

Contas feitas e tudo somado (particulares e empresas), os portugueses têm 152.262 milhões de euros aplicados em depósitos bancários.

O mesmo documento revela que o malparado voltou a crescer, tanto nos créditos aos particulares como às empresas, depois de, em Dezembro, ter sofrido uma quebra.
Continue a ler esta notícia

Relacionados