Fundos de pensões com rendibilidade negativa em Maio - TVI

Fundos de pensões com rendibilidade negativa em Maio

Dinheiro

A contribuir esteve desempenho das acções e da taxa variável

A rendibilidade mediana dos fundos de pensões portugueses foi negativa em 1,2% em Maio, «devido ao desempenho das acções e da taxa variável». No ano, a rendibilidade situa-se em -0,2%.

«A performance do mercado accionista foi negativa em Maio. Para a performance contribuíram o cenário de incerteza e a aversão ao risco com a crise na dívida de alguns países europeus e o receio de que a recuperação económica abrande com medidas de contenção na Zona Euro», destaca a Mercer em comunicado.

Neste cenário de aversão ao risco, a consultora destaca o mercado de taxa fixa Euro que registou um aumento na procura por parte dos investidores com consequente subida dos preços, registando as obrigações taxa fixa (maior componente de investimento das carteiras dos fundos de pensões) uma performance agregada de 0,9%. A yield das obrigações de dívida privada com qualidade de crédito AA e maturidade superior a 10 anos, índice de referência para as taxas de desconto dos fundos de pensões, era de 4,34% no final do mês.
Continue a ler esta notícia