Gasolina: poupávamos 232 milhões a preços de 2009 - TVI

Gasolina: poupávamos 232 milhões a preços de 2009

Combustíveis

Portugueses gastaram 2,3 mil milhões de euros na aquisição deste combustível no ano passado

Relacionados
A escalada dos preços dos combustíveis está imparável e, ao olharmos para o balanço do ano passado, vemos que os portugueses gastaram 2,3 mil milhões de euros em gasolina e 6,7 mil milhões em gasóleo.

Mas se tivessem abastecido a mesma quantidade aos preços praticados em 2009, teriam poupado 232 milhões de euros no primeiro caso e 884 milhões no segundo, o que perfaz um total de 1,1 mil milhões, revelam as contas do «Jornal de Notícias».

É que o cerne da questão está mesmo no preço e não na quantidade, até porque os dados provisórios de venda de combustíveis em Portugal apontam para uma redução no número de litros de gasolina vendidos em 2010 (menos 47 milhões), embora o gasóleo tenha contrariado, com mais 114 milhões de litros adquiridos. E note-se que este combustível valorizou mais do que a gasolina no ano passado.

De realçar que Portugal passou do nono ao sétimo lugar na gasolina 95 mais cara dos 27 países da União Europeia.

Com a escalada que se tem vindo a verificar nas cotações do Brent, o petróleo que serve de referência para Portugal, estes aumentos podem muito bem não ficar por aqui, pelo que não é de estranhar que os preços do gasóleo e da gasolina voltem a subir. O Brent tem estado sempre acima dos 102 dólares por barril nos últimos dias.

Mas atente-se no seguinte: se o valor recorde do barril de Brent foi de 147 dólares, em Julho de 2008, altura em que o litro de gasolina rondava os 1,50 euros, a verdade é que, actualmente, a gasolina custa praticamente o mesmo.

ACOMPANHE AQUI TODO O DOSSIER
Continue a ler esta notícia

Relacionados