Hotelaria: 2,5 milhões de dormidas em Março - TVI

Hotelaria: 2,5 milhões de dormidas em Março

Real Marina Hotel

Hotelaria com resultados positivos nas dormidas, mas negativos nos lucros registados

Os estabelecimentos hoteleiros registaram 2,5 milhões de dormidas, representando um acréscimo homólogo de 2,7%, resultado para o qual contribuíram tanto os residentes (+4,4%) como os não residentes (+1,9%), indicam os dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Contudo, apesar deste crescimento, os lucros totais atingiram 114,9 milhões de euros e os resultantes apenas das dormidas ficaram-se pelos 74,2 milhões, o que equivale a quebras homólogas de 3% e 3,9%.

No período de Janeiro a Março, os hotéis alojaram 2,4 milhões de hóspedes que originaram 6,1 milhões de dormidas, valores que correspondem a acréscimos homólogos de 2,3% e 1,1%.

Estes resultados do primeiro trimestre indicam uma tendência de crescimento, após um período negativo que caracterizou todo o ano passado.

A nível internacional, os últimos dados disponibilizados pela Organização Mundial de Turismo, relativos às chegadas internacionais de turistas nos primeiros três meses do ano, apontam para crescimento de 7%, o que vem firmar a tendência positiva do último trimestre, após 14 meses consecutivos de resultados negativos.

Nos dois primeiros meses deste ano a procura turística cresceu expressivamente na Ásia/Pacífico (+10%) e em África (+7%) e, a um nível mais moderado, na Europa (+3%) e no continente americano (+2,6%).

A nível nacional, em Março a hotelaria registou 926,5 mil hóspedes e 2,5 milhões de dormidas, resultados que representam aumentos de 3,6% e 2,7% respectivamente, quando comparados com o mesmo mês do ano anterior.

A repartição das dormidas nos hotéis foi positiva em todas as categorias, destacando-se o aumento registado nas unidades de três estrelas (+13,3%), que concentraram cerca de 30% do total de dormidas em hotéis.

Pelo contrário, os hotéis-apartamentos mantiveram resultados negativos em todas as categorias, de maior dimensão nas unidades de cinco estrelas. Os residentes contribuíram com 844,1 mil dormidas, mais 4,4% do que em Março de 2009, aumento superior ao dos não residentes (+1,9%), correspondendo a 1,7 milhões de dormidas.
Continue a ler esta notícia