Inflação sobe mais em Portugal do que na Zona Euro - TVI

Inflação sobe mais em Portugal do que na Zona Euro

Inflação

Preços aceleraram 3,5% por cá em Setembro. Média da Zona Euro foi de 3%

Relacionados
A taxa de inflação subiu em Setembro para os 3% na Zona Euro. Em Portugal, os preços aceleraram mais, para os 3,5%, de acordo com dados divulgados esta sexta-feira pelo gabinete oficial de estatísticas da União Europeia, o Eurostat.

Na Zona Euro, verificou-se uma subida de meio ponto percentual relativamente ao mês anterior (2,5% em Agosto) e de mais de um ponto percentual comparativamente a Setembro de 2010 (1,9).

Em Portugal, a subida foi de 0,7% relativamente a Agosto passado (era de 2,8%) e de um ponto e meio comparativamente a Setembro de 2010, quando se quedava pelos 2,0%.

No conjunto dos 27 Estados-membros da União Europeia, a taxa de inflação situou-se nos 3,3%, contra 2,9% em Agosto e 2,3% de Setembro de 2010.

Portugal registou em Setembro a sétima taxa de inflação mais elevada da Zona Euro, numa tabela que continua a ser encabeçada pela Estónia (5,4%), enquanto a Irlanda teve a inflação mais baixa (1,3%).

Na média da Zona Euro, os bens que sofreram maiores alterações de preço em Setembro de 2011 foram os transportes (5,9%), habitação (5,0%) e bebidas alcoólicas e tabaco (3,7%), enquanto os únicos preços a cair foram os das comunicações (menos 1,9%).
Continue a ler esta notícia

Relacionados