Novos certificados do Tesouro. Saiba quanto pode ganhar - TVI

Novos certificados do Tesouro. Saiba quanto pode ganhar

Euro

Taxa anual será de 1,25%. Quem mantiver o investimento por 10 anos pode auferir 5,5%

Relacionados
Os Certificados do Tesouro vão ser lançados esta quinta-feira, dia 1 de Julho e já se conhecem as taxas a aplicar. Nos primeiros seis anos, este novo produto de poupança pagará uma taxa de juro anual ilíquida de 1,25%.

Ministro apela à poupança

Nas aplicações a cinco anos, os investidores ganham 4,45% mas quem mantiver os Certificados até que estes atinjam a maturidade (10 anos) poderá beneficiar de uma taxa de 5,5%, revelou o Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP).

No quinto e no décimo ano haverá lugar ao pagamento da componente de juros correspondente à diferença entre a remuneração obtida nos anos anteriores e, no caso dos de uma aplicação a 10 anos, procede-se ao pagamento da componente de juros correspondente à diferença entre a remuneração da OT a 5 anos e da OT a 10 anos, por forma a garantir uma remuneração tendo como referência a destas OT durante o respectivo período de aplicação (diferencial de juros).

«Os Certificados do Tesouro visam reforçar a poupança dos particulares e democratizar o mercado de dívida pública portuguesa, permitindo a estes aceder às condições de remuneração disponíveis para os investidores institucionais para prazos de aplicação superiores a 5 anos», explica o Ministério das Finanças em comunicado.

«Os Certificados do Tesouro constituem assim, para efeitos de remuneração máxima, uma aplicação pelo prazo de 10 anos (com possibilidade de resgate antecipado) com capital e rendimentos garantidos, tendo como referência a remuneração das Obrigações do Tesouro (OT) para o mesmo prazo», acrescenta.
Continue a ler esta notícia

Relacionados