O que ganhamos com a TDT? - TVI

O que ganhamos com a TDT?

TV

Menos ruído e «chuva», melhor qualidade de imagem, mais espaço de banda

Relacionados
O sinal analógico de televisão vai ser desligado em breve. Em sua substituição, vem aí a televisão digital terrestre (TDT). Resta uma questão: sabe porque é que não pode ficar tudo na mesma?

O sinal analógico ocupa demasiado espectro radioeléctrico, explica a Deco Proteste de Setembro. A TDT é também transmitida via hertziana, mas em sinal digital, mais comprimido. Na largura de banda ocupada por um canal analógico cabem 4 canais digitais. O espectro livre servirá novas aplicações de serviços móveis e televisão, por exemplo.

A imagem melhora por ser menos susceptível a «chuva» (ruído) e apresenta maior nitidez, sobretudo em locais onde a intensidade do sinal é mais fraca. Mas evite usar antenas interiores, muito vulneráveis a interferências de telemóveis, por exemplo. Ao fazer uma chamada, pode mesmo perder o sinal e ter de reiniciar o descodificador. As antenas interiores só conseguem uma recepção estável em locais com sinal de boa intensidade.

A TV digital abre as portas à transmissão em alta-definição, que consome mais largura de banda. Para já, é só uma hipótese, pois os 4 canais generalistas são transmitidos com resolução semelhante à das emissões analógicas. Há a possibilidade de integrar um quinto canal ou até um de alta-definição. Mais tarde, prevê-se ainda incluir um pacote pago de canais.

Outra novidade para quem não tem TV por subscrição é o guia electrónico de programas (EPG). É uma grelha que permite consultar a programação dos canais e, nalguns aparelhos, agendar gravações a partir dela.

E o leitor, acha que existe informação suficiente sobre este processo? Ou acha que alguém devia explicar «timtim por timtim» aos portugueses o que é preciso fazer? O que pensa dos procedimentos e das despesas que ainda terá de fazer para se preparar para a TDT? Deixe a sua opinião. Comente!

TV: sinal analógico desligado em 2011/12. Já sabe o que fazer?
Continue a ler esta notícia

Relacionados