Quase mais 400 pensões douradas num ano - TVI

Quase mais 400 pensões douradas num ano

Comportam encargo anual acima dos 250 milhões de euros para a Caixa Geral de Aposentações, mesmo com corte nos subsídios de férias e de Natal

Relacionados
São cada vez mais as pensões douradas no Estado. O número não pára de aumentar. No final do ano passado, havia 5.235 pensionistas com reformas acima dos 4 mil euros.

Contas feitas, foram mais 396 no espaço de um ano, o que significa um encargo anual para a Caixa Geral de Aposentações que ultrapassa os 250 milhões de euros, mesmo com o corte nos subsídios de férias e de Natal.

Se recuarmos a 2004, observamos uma evolução do número de beneficiários com pensões acima de 4 mil euros que quase duplicou.

O que também não pára é a corrida às reformas. No ano passado, 23.617 funcionários públicos aposentaram-se. E 45% pediram reforma antecipada.

Para os privados que descontam para a Segurança Social, as reformas antecipadas estão congeladas.

No público, a corrida às reformas ganha velocidade em 2012. Segundo o «Correio da Manhã», até março o número de pensionistas da Caixa Geral de Aposentações registou mais 5.368 novas entradas.

O Estado é responsável pelo pagamento das pensões de perto de meio milhão de ex-funcionários. O valor médio da pensão está nos 1.283 euros.

Entre os beneficiários das ditas pensões douradas, acima dos 4 mil euros, estão magistrados, professores universitários, diplomatas e administradores hospitalares.
Continue a ler esta notícia

Relacionados