Reembolsos de IRS foram penhorados pela Segurança Social - TVI

Reembolsos de IRS foram penhorados pela Segurança Social

Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social ordenou, no primeiro trimestre deste ano, a realização de 24.013 penhoras automáticas e reembolsos de impostos

Relacionados
O Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social ordenou, no primeiro trimestre deste ano, a realização de 24.013 penhoras automáticas e reembolsos de impostos, bens e contas bancárias de contribuintes que mantêm dívidas à Previdência, informa o jornal «Público».

Segundo escreve o mesmo jornal, é um aumento substancial, cerca de quatro vezes, face aos resultados do mesmo período do ano passado.

O montante em causa ascende a 414,4 milhões de euros e para ele muito contribuiu a opção por um novo recurso, a penhora de reembolsos de IRS, algo que não se verificava o ano passado. Só aqui, o instituto foi buscar 146 milhões de euros.

Outra novidade é o recurso mais frequente à reversão de dívidas, mecanismo que responsabiliza pelo pagamento das dívidas à Segurança Social os responsáveis por empresas que abriram falência e não têm bens que possam ser penhorados ou mesmo quando acontece as penhoras não serem suficientes.
Continue a ler esta notícia

Relacionados