Sintra: um destino de sonho para uma escapadela - TVI

Sintra: um destino de sonho para uma escapadela

Um dos destinos turísticos nacionais por excelência está aqui tão perto

Se este ano não pode ir para fora durante as férias, porque o orçamento familiar não o permite, há destinos nacionais, possivelmente até perto de si, que pode aproveitar para explorar. Hoje damos-lhe a conhecer um exemplo: a romântica vila de Sintra.

Esta terra mágica foi classificada pela Unesco como paisagem cultural e património da humanidade. E razões para isso não faltam. Sintra conta com inúmeros monumentos históricos, parques naturais a perder de vista, um animado centro histórico na chamada Vila Velha, onde os cafés, restaurantes, bares e lojas de produtos típicos se amontoam.

Há pontos que não pode deixar de visitar, como o Palácio Nacional, no centro da Vila Vela, conhecido pelas imponentes chaminés cónicas, o Palácio da Pena, no topo da serra, eleito uma das 7 maravilhas de Portugal, ou o Castelo dos Mouros.

Se tiver vários dias para se passear por esta acolhedora vila, não deixe de passear pelos jardins, visitar as fontes, como a Mourisca, que se encontra na Volta do Duche, mesmo antes de chegar ao centro e descobrir recantos e vielas estreitas pelo meio do casario no sopé da serra.

Aproveite para ver o Parque dos Lagos, o Palácio de Seteais, agora convertido em hotel de luxo, o Convento dos Capuchos, a Quinta da Regaleira, conhecida pelas lendas, a Peninha, de onde pode desfrutar de uma das paisagens de tirar o fôlego que esta vila lhe oferece, a Cruz Alta, no ponto mais alto da serra, ou o Parque da Pena, onde pode encontrar o Jardim das Camélias, a Fonte dos Passarinhos ou a Feteira da Rainha.

Não deixe de ir ao Miradouro da Rainha, um banco de pedra situado numa encosta de onde tem uma vista aberta para o imenso Palácio da Pena.

Aproveite para passear pelas ruas da vila numa charrete. Em vez dos tradicionais autocarros turísticos pode passear num verdadeiro transporte tradicional usado em tempos por reis e nobres. A viagem parte do centro da vila.

Delicie-se com a doçaria regional, como os travesseiros da Piriquita, os pastéis da Cruz Alta ou as queijadinhas de Sintra.

Um dos ex-libris de Sintra é o Palácio de Monserrate. Há dez anos que está em remodelação, e agora já está aberto ao público, quase todo restaurado, graças a um fundo europeu, na maior parte suportado pela Noruega.

Por entre ruínas, cascatas e lagos, nos jardins de Monserrate contam-se mais de 2.500 espécies de plantas e árvores de todo o mundo. Em poucos minutos pode passear pelos cinco continentes sem sair de Portugal.

Caso possa dar-se ao luxo de passear pelos arredores da vila, não deixe de visitar as praias da linha de Sintra: Praia Grande, Magoito ou Praia das Maçãs. Com destino a esta última, há um eléctrico histórico, renovado há poucos anos, que parte da vila. A viagem é mais do que isso: é um passeio que lhe permite visitar em movimento, mas a baixa velocidade, as terriolas da região saloia. Passe também pelo Cabo da Roca, o ponto mais ocidental de Portugal.

Há também o Palácio Nacional de Queluz, com os seus jardins. A não perder!
Continue a ler esta notícia