Juros da dívida nacional recuam após BCE ter voltado a comprar - TVI

Juros da dívida nacional recuam após BCE ter voltado a comprar

Jean-Claude Trichet

Rumores de pressões para forçar pedido de ajuda português ao FMI estão a ser levados a sério pelos mercados

O Banco Central Europeu (BCE) voltou a comprar dívida portuguesa no mercado secundário, avançaram fontes do mercado à Bloomberg. A aquisição ajudou a baixar ligeiramente os juros das obrigações do Tesouro a 10 anos que estão agora nos 7,07%, depois de terem chegado a ultrapassar os 7,3% esta manhã.

De acordo com a Bloomberg, que cita três operadores, o BCE comprou também dívida irlandesa esta segunda-feira. Já a Reuters, que também cita operadores, diz que o BCE comprou ainda obrigações gregas.

O banco central tinha já comprado dívida nacional na sexta-feira com o objectivo de acalmar as tensões e fazer baixar os juros, que se encontram perigosamente elevados.

A dívida portuguesa está a ser particularmente atacada depois de, durante o fim-de-semana, terem vindo a público algumas notícias na imprensa internacional, afirmando que os parceiros do euro, nomeadamente a França e a Alemanha, estavam a pressionar o país a recorrer à ajuda do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Entretanto os governos francês e alemão e o próprio comissário europeu para os Assuntos Económicos vieram desmentir as pressões, mas os investidores não parecem muito convencidos, até porque a situação e os desmentidos, são os mesmos que precederam a bancarrota da Grécia e da Irlanda.
Continue a ler esta notícia