Contratos swap com JP Morgan estão «encerrados» - TVI

Contratos swap com JP Morgan estão «encerrados»

Vítor Gaspar no Parlamento (LUSA)

Governo diz que relações com banco norte-americano estão normalizadas mas não revela termos do acordo

O Ministério das Finanças confirmou esta quarta-feira o encerramento dos contratos de derivados de taxa de juro (chamados swap) entre empresas públicas e a JP Morgan, considerando «normalizadas» as relações com o banco norte-americano.

«Os contratos de derivados de taxa de juro entre empresas do Setor Empresarial do Estado e o banco JP Morgan encontram-se assim encerrados. Está normalizada a relação entre entidades do setor público e esta instituição financeira», refere o comunicado do Ministério liderado por Vítor Gaspar.

O governo havia anunciado no final de abril que avançava com processos em tribunal contra o Santander Totta e o JP Morgan, depois de não ter conseguido chegar a acordo para renegociar os contratos de swaps de caráter especulativo feitos com empresas públicas.

Agora, as Finanças avançam que o processo de negociação «foi concluído na semana passada», e que o resultado da negociação «decorreu da aplicação consistente da metodologia definida pelo Instituto de Gestão do Crédito Público (IGCP)».

O comunicado não especifica os termos do acordo alcançado com o banco norte-americano. O JP Morgan foi escolhido esta semana para assessorar a privatização dos CTT.
Continue a ler esta notícia