Portugal, Espanha e Irlanda em risco de reestruturar dívida - TVI

Portugal, Espanha e Irlanda em risco de reestruturar dívida

Dinheiro

Prémio Nobel da Economia, Robert Mundell, calcula que tal possa acontecer daqui a um ano

Relacionados
Portugal, Espanha e Irlanda enfrentam um risco de 20 por cento de ter de reestruturar a sua dívida pública, disse esta segunda-feira o prémio Nobel da Economia Robert Mundell à agência de informação financeira Bloomberg.

«Eu não acho que isso vá acontecer imediatamente, mas pode vir a acontecer no próximo ano», disse em entrevista à Bloomberg o prémio Nobel de 1999, com uma pesquisa que ajudou a lançar as bases para a moeda única europeia.

Para o também professor da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, «os países de risco incluem Portugal, Irlanda e Espanha».

Já o risco de reestruturação da dívida pública sobe para 40 por cento na Grécia e é de 10 por cento na Itália.

Os governos europeus estão neste momento a desenvolver políticas para equilibrar as suas finanças públicas com o objectivo de refrear as dúvidas dos investidores quanto ao um contágio da crise de dívida Grega, que ascendeu a 115 por cento da produção económica do país em 2009.

Em resultado da desconfiança dos investidores quanto à capacidade de cumprir com os seus compromissos, os juros pagos pelos países para que os mercados adquiram a sua dívida pública tem estado a crescer.

Mundell falou ainda sobre o euro, afirmando que ficou «contente» por a moeda única ter voltado à taxa de câmbio entre 1,20 e 1,30 dólares, uma vez que ter a moeda única em 1,18 dólares é «exagerar os riscos para o euro».
Continue a ler esta notícia

Relacionados