Teixeira dos Santos saúda números do PIB em 2010 - TVI

Teixeira dos Santos saúda números do PIB em 2010

Ministro admite que números já reflectem efeitos da contenção orçamental

O ministro das Finanças saudou esta segunda-feira o «número fracamente positivo» de crescimento do PIB em 2010, de 1,4%, embora admita que o recuo no quarto trimestre já reflecte o impacto das medidas de ajustamento orçamental.

Falando à entrada para uma reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro, em Bruxelas, Fernando Teixeira dos Santos começou por considerar o valor de 1,4% anunciado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) como «fracamente positivo», recordando que fica acima das expectativas iniciais e mais recentes, de Outubro passado, do próprio Governo, escreve a Lusa.

Comentando o facto de o Produto Interno Bruto (PIB) ter, no entanto, caído 0,3% no quarto trimestre de 2010 face aos três meses anteriores, o ministro considerou que essa «desaceleração» reflecte já as medidas de consolidação orçamental adoptadas e era já esperada.

«Os números também denotam já o impacto do forte ajustamento orçamental que estamos a fazer e que se fez sentir na parte final do ano, e esse ajustamento, com efeito, teve um impacto negativo na procura interna, designadamente no consumo público e no consumo privado», apontou.

Para o ministro, esse é no entanto um ajustamento que tem que ser feito, e insistiu que «o país, e em particular o Estado e as famílias, têm que poupar mais no âmbito desse ajustamento».

Teixeira dos Santos ressalvou por diversas vezes que «há uma alternativa», também revelada pelos números do INE para 2010, «que é precisamente fomentar o sector externo».
Continue a ler esta notícia