Ministro das Finanças alemão confia que Grécia não sairá do euro - TVI

Ministro das Finanças alemão confia que Grécia não sairá do euro

Wolfgang Schäuble [Foto: Reuters]

Wolfgang Schaüble diz, no entanto, que os mercados financeiros já integraram essa eventualidade

Relacionados
O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schaüble, considerou esta quarta-feira que uma saída da Grécia da zona euro é pouco provável, mas que os mercados financeiros já integraram essa eventualidade.

«Estou confiante que isso não aconteça», disse Schaüble num colóquio em Nova Iorque, sobre uma possível saída da Grécia da zona euro, sublinhando que de momento «não há contágio» da crise grega e que os mercados dizem que estão preparados para o que vier a acontecer.

«Até agora não temos solução e não creio que tenhamos na próxima semana», afirmou o ministro, ainda a propósito da crise grega.


Os ministros das Finanças da zona euro reúnem-se no próximo dia 24, em Riga, na Letónia. Segundo a imprensa alemã, terão fixado até 20 de abril para se chegar a acordo com Atenas quanto ao novo programa de reformas que deve ser adotado em troca da última tranche do empréstimo internacional concedido à Grécia.

Schaüble reconheceu que a situação é «bastante difícil para a Grécia» e considerou que o novo governo liderado pelo Syriza «destruiu» os pressupostos em que se baseava a recuperação do país.

«Não é preciso mais dinheiro», afirmou em relação ao programa de assistência financeira à Grécia, «precisamos de mais reformas», acrescentou, apontando como principal problema da Grécia não a dívida, mas «a falta de competitividade».

 
Continue a ler esta notícia

Relacionados