Aliado de Berlusconi diz que governo arrisca cair - TVI

Aliado de Berlusconi diz que governo arrisca cair

Conselho Europeu: Silvio Berlusconi

Desacordo sobre reformas pedidas a Roma na cimeira da Zona Euro pode fazer ruir executivo de Itália

Relacionados
O chefe do partido italiano da Liga do Norte, Umberto Bossi, aliado do governo de Silvio Berlusconi, admitiu esta terça-feira que o executivo corre o risco de cair, devido ao diferendo sobre a idade da reforma e também por causa das pensões.



«Desta vez a situação é muito perigosa», sublinhou Bossi, que afastou ainda a possibilidade de se criar um executivo de transição.

«Vou analisar as propostas que me fizerem», disse Bossi, defendendo que um acordo sobre as reformas continua a ser «muito difícil», cita a agência Lusa.

Para o líder partidário, estão fora de questão o aumento da idade da reforma de 65 para 67 anos, e a possibilidade de «tocar» nas pensões, que prevêem a aposentação a partir dos 60 anos, desde que concluídos 36 anos de descontos, e a qualquer idade a partir de 40 anos de descontos.

«Posso negociar, mas até aos 67 anos não posso chegar. Não posso tocar nas pensões que estão no seu sítio e aumentá-las até aos 67 anos para agradar aos alemães», garantiu Bossi.

Silvio Berlusconi reuniu-se hoje, em Roma, com os aliados da Liga do Norte para definir reformas, nomeadamente em relação às pensões, propostas que serão posteriormente apresentadas no Conselho Europeu de amanhã, quarta-feira, em Bruxelas.

No passado domingo, o chefe de governo italiano prometeu, na cimeira de Bruxelas, tomar medidas para aumentar a idade de aposentação, alinhando assim com outros países europeus. Os líderes italianos assumiram o compromisso de chegar a um consenso sobre as reformas e apresentá-lo amanhã em Bruxelas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados