BCE sem necessidade de subir as taxas de juro até 2005 - TVI

BCE sem necessidade de subir as taxas de juro até 2005

Banco Central Europeu

O Banco Central Europeu (BCE) não necessita subir as taxas de juro na Zona Euro, pelo menos até ao segundo semestre de 2005, dado que a pressão inflacionista diminuiu nos Doze, de acordo com o Merril Lynch.

Tendo em conta dos indicadores económicos, «os números sugerem uma pequena subida na inflação da Zona Euro no segundo trimestre que não se está a repercutir nos salários», afirma o banco de investimento. «Assim, estes dados devem assegurar que ao BCE que a pressão inflacionista mantém-se ¿ e que não existe pressão para subir as taxas de juro», conclui o mesmo.

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) subiu 1,6% em Fevereiro para os 2,5% em Maio nos Doze. Uma subida motivada pelos elevados preços do petróleo e de preços administrativos, como o tabaco francês e custos na saúde na Alemanha. Ainda assim, o núcleo da inflação é mais contido. «O BCE está preocupado em prevenir um segundo efeito com a inflação a aumentar os custos com salários», refere em nota de research. Nesta medida, o banco de investimento aponta como exemplo as negociações entre o sindicato alemão e a Volkswagen para congelamento de salários.

«Na nossa opinião, o BCE vai manter as taxas de juro em 2% até ao segundo trimestre de 2005, percentagem idêntica à da inflação», estima o Merril Lynch.
Continue a ler esta notícia