Bolsa de Lisboa arrastada por quedas na Europa - TVI

Bolsa de Lisboa arrastada por quedas na Europa

Bolsa

EDPR e Jerónimo Martins nadam contra a corrente dos pesos pesados

A bolsa de Lisboa ainda não conseguiu retornar aos ganhos que registou ao início da manhã. O PSI20 perde 0,06% para 7.526,40 pontos, e é aquele que menos cai entre as principais praças europeias.

Os investidores estão a aproveitar os ganhos recentes para realizarem mais valias. Por isso mesmo, o sector da banca, um dos que mais subiu nas últimas sessões, está a corrigir. O BCP perde 0,86% para 69 cêntimos, o BES 1% para 3,78 euros e o BPI 0,62% para 1,77 euros.

Também em queda seguem as duas maiores empresas do ramo energético. A EDP desliza 0,71% para 2,52 euros e a Galp cai 0,12% 12,70 euros, apesar do aumento do preço do petróleo.

Mas a lutar contra a tendência predominante continuam a EDP Renováveis e a Jerónimo Martins. A empresa de energia sobe 0,99% para 4,88 euros, ainda a beneficiar de uma subida de recomendação e preço alvo, recebida no início da semana. Já a retalhista está a beneficiar da subida da moeda polaca, mercado onde está presente. As acções da dona do Pingo Doce estão em alta de 2,1% para 9 euros, um novo máximo histórico.

Fora do PSI20, o Finibanco está hoje a recuar 0,5%, mas é o Banif quem realmente está em correcção. O banco, que é accionista de referencia do Finibanco com 10% do seu capital, registou fortes subidas desde a passada quinta-feira por causa da OPA do Montepio, mas hoje cai 2% para 95 cêntimos.

Lá por fora, a vizinha Espanha lidera as quedas europeias, sendo a única a recuar mais de 1%. À tarde é bem possível que as coisas não melhorem, já que os mercados norte-americanos também vão abrir em queda, devido aos receios da lentidão da retoma económica.
Continue a ler esta notícia