Bolsa: pesos pesados ganham mais de 10% num só dia - TVI

Bolsa: pesos pesados ganham mais de 10% num só dia

Bolsa

PT e BCP foram as «estrelas» da sessão. PSI20 fez história: num só dia arrecadou 5 mil milhões de euros

Relacionados
A bolsa nacional fez história esta segunda-feira. O PSI20 avançou mais de 10%, para os 7.335,33 pontos, a acompanhar os títulos com mais peso no índice, a PT, a EDP, a Galp e o BCP.

Fez história porque é apenas a segunda vez que bolsa portuguesa conseguiu fechar uma sessão a valorizar mais de 10%. Uma sessão histórica também porque a Portugal Telecom avançou quase 19% para os 7,693 euros por acção, livrando-se do pesado fardo das quedas da semana passada.

A operadora liderada por Zeinal Bava acrescentou num único dia mais mil milhões de euros à sua capitalização bolsista, com quase 16 milhões de acções trocadas de mãos, um número quatro vezes superior do que a média diária deste ano, explica a agência Lusa. E tudo no último dia em que os títulos da PT negociaram com direito ao dividendo.

Já o outro peso pesado BCP, em forte queda na semana passada, brilhou neste arranque de semana. Foi uma das «estrelas» da sessão; disparou quase 17% para 0,727 euros. A EDP ganhou mais de 11% para 2,715 euros e a Galp Energia somou praticamente 10% para 11,74 euros.

Todas as 20 empresas cotadas no PSI20 encerraram no verde. E, no total, arrecadaram, numa única sessão, 5 mil milhões de euros. A capitalização bolsista do principal índice da bolsa portuguesa está agora muito próxima dos 60 mil milhões de euros.

Os principais mercados accionistas mundiais beneficiaram esta segunda-feira do plano de apoio à Zona Euro, acordado esta madrugada entre os ministros das Finanças da União Europeia. O pacote de ajuda poderá atingir 750 mil milhões de euros com a participação do Fundo Monetário Internacional.
Continue a ler esta notícia

Relacionados